CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Amizade e amor ......again.......;)

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo.

Nem demais e nem de menos.

Nem tão longe e nem tão perto.

Na medida mais precisa que eu puder.

Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida, da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.

Sem forçar tua vontade.

Sem falar, quando for hora de calar.

E sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente, nem presente por demais.

Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças, Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...  (Fernando Pessoa)

Neste poema fica bem claro o quão dificil é ser amigo de verdade, é dificil respeitar o espaço, o tempo e a vontade do outro, só mesmo o tempo pode então provar se aprendemos ou não a ser amigos de alguém....


"A amizade é um amor que nunca morre."
Bem, lá venho eu falar de novo da minha eterna questão em torno da amizade, amor....o costume.
Para não me basear unicamente na minha experiência pessoal lá recorri ao Google para perceber o que outros pensavam sobre o assunto. Cheguei até a um "pensador" ( se é assim que se possa dizer) brasileiro, Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em Alegrete na noite de 30 de julho de 1906 e faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994.
Assim definiu ele o que eu penso exactamente sobre a amizade " a amizade é um amor que nunca morre"...
Achei deveras interessante o facto de ele ter nascido a 30 de Julho, eu a 29 de Julho....( significará algo?), mas curioso o facto de duas pessoas de signo Leão pensarem e reflectirem sobre um mesmo tema...certamente muitas mais existirão, mas somos conhecidos por apreciarmos o luxo, o conforto, coisas caras, querer este mundo e o outro, obstinados....enfim um pouco egoístas até. Desafio então os astrólogos a reverem a matéria, pois penso que o luxo que realmente apreciamos é o facto de sentirmos tudo profundamente, tudo nos diz algo, ou então algo não nos diz absolutamente nada. Somos de extremos, mas passamos sempre pelo meio da linha e de facto ou amamos ou não amamos. Quando nos entregamos a algo, vamos de corpo e alma, se isso nos for permitido pelas regras de bom senso, claro.
Pesquisem este nome, leiam as frases, têm interesse sim...
Depois tenho o Meu querido Fernando Pessoa ( este nascido a 13 de Junho de 1888) assim o seu signo é Gémeos...o meu signo ascendente....hum, começo a pensar que raio isto vai dar.
Bem, a definição que Fernando dá relativa à amizade mistura-se com o amor e assim a minha teoria ganha mais alguns crédito (pelo menos para mim, e isso é que interessa!)
Depois recorri à Wikipédia, para ver se poderia concluir algo mais....e pimba! amizade....amor....o mesmo, mas com mais adjectivos caracterizantes!
"Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente."(Wikipédia)
Ora mais um ponto para a minha teoria...a amizade é rara, única, algo quase inatingivel, sentimento profundo e eterno, caso contrário não o será. Amizade é ouro puro em forma de sentimento. É algo que na minha opinão podemos encontrar em muito poucas pessoas e por isso não chamo amigo a alguém em vão...conhecido, de relacionamento agradável....mas amigo não é algo que se possa chamar a alguém em vão. Convencionamos chamar essa preciosa palavra a alguém com quem nos relacionamos melhor, hoje será nosso amigo, amanhã já não...é ou não é? Deixou de ser? Nunca o foi....
Mas sim, tenho amigos, neste momento tenho 5, estes terei sempre, em situações diferentes, de forma diferente, mas amigos. Sim gostava de ter mais algum, quem sabe se um dia não alargo o meu espectro de filosofia relativa à amizade e junto mais alguém ao clube. Não fecho nunca a porta a um novo pensamento, hoje penso assim, mas amanhã poderei pensar de outra forma. Isso é adorável no ser humano, mudar, pensar diferente, defender novas teses e filosofias, ter outros sentimentos, sentir-se vivo por inteiro, falar, errar, dizer asneiras, fazer discursos coerentes outros menos acertados. A perpectiva da sombra muda consoante a incidência do ponto de luz ( bolas Geometria Discritiva a esta hora????), agora é uma amanhã pde ser outra....
Por fim só digo uma coisa para terminar. Pensar dói, mas penso sem querer pensar, a toda a hora, poucos são os momentos em que não penso e reajo por impulso. Adoro cada vez mais esses momentos rompantes de pura ignorância onde digo e faço as maiores asneiras. ( são cada vez menos esses momentos....a idade assim o dita...) mas ainda tenho 28 dias para dizer e fazer o que quero e bem me apeteçe.
Ainda não fiz a lista...não tive tempo, será que posso alargar o prazo? Sim, eu deixo! Até Setembro então...
aí é a data limite. É que isto de fazer listas dá que pensar...e neste momento não me apetece mais pensar!
PS-Tenho sim alguns quase amigos....pouquinhos (2) chamo aos quase amigos fofinhos. É querido não é?
Um beijo grande M. fofinha, tudo vai correr bem dia 8....

Sem comentários:

Enviar um comentário